Benefícios para desfrutar na Castanha do Pará – Texto: Juliana Viana

A Castanha do Pará conhecida também como Castanha do Brasil, é uma oleaginosa originaria da Amazônia, proveniente da árvore Castanheira. Houve um momento na história no qual a oleaginosa tentou ser cultivada na Europa, Ásia e Oceania, mas a tentativa não teve sucesso, pois a árvore necessita de um ecossistema específico. Devido a isso, os países da América do Sul, em especial o Brasil, são os locais onde possuem maior concentração de plantações.

Seus benefícios:

A oleaginosa é muito conhecida por ser abundante em selênio, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e dessa forma auxilia o organismo na prevenção de doenças cardíacas, colabora com a boa memória, previne o Alzheimer, ativa o metabolismo da tireoide e melhora a circulação sanguínea. A castanha ainda é rica em gorduras boas, que ajudam a controlar os níveis do colesterol.

Apesar de beneficiar de diversas formas, por sua riqueza em selênio, a castanha do Brasil pode ser prejudicial à saúde. Isso ocorre pois o excesso de tal mineral no organismo pode ser tóxico, acarretando o enfraquecimento das unhas, queda de fios de cabelo, dores estomacais, náuseas, cefaleia e outros sintomas. Portanto, é essencial que haja um controle rígido no consumo.

Os benefícios da castanha não se restringem apenas a ingestão dela. A oleaginosa é excelente para pele e cabelo, dessa forma, é muito comum encontrar produtos como sabonete, shampoo, condicionador e cremes facial e para o corpo que a possuam em sua composição. O óleo de castanha do Pará também é muito utilizado em cosméticos.

Como consumir:

A castanha do Pará é ideal para consumir quando chega o fim da tarde e bate aquela fome. A castanha é benéfica de forma saudável e deliciosa. Você pode usá-la em receitas doces ou salgadas, consumir pura ou com uma pitada de sal rosa. Não se esqueça de controlar-se! Recomenda-se o consumo de 2 a 3 unidades por dia, para obter adequadamente os nutrientes e não prejudicar o organismo.

Conheça o nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br

Confira essa receita com castanha do pará:

Mix de nuts temperado: https://blog.armazemcerealista.com.br/mix-de-nuts-temperado/

Não sabe aonde comprar castanha do pará?

Acesse o nosso site:  https://www.armazemcerealista.com.br/searchanise/result?q=castanha+do+par%C3%A1

Visite também uma de nossas lojas: Rua João Cachoeira, 167 – Itaim Bibi | Rua Afonso Braz, 668 – Vila Nova Conceição | Rua Pamplona, 726 – Jardins I (sem hortifrúti) | Alameda Santos, 1091 – Jardins II