Cacau: propriedades na cor e sabor – Texto: Juliana Viana

O sabor chocolate, sem dúvidas, é um dos favoritos do paladar brasileiro. Temos variedades de receitas nesse sabor, como bolo, sorvete, brigadeiro, biscoitos, bebidas e muitos outros. O cacau é o ingrediente fundamental para essas diversas receitas que preparamos, compramos e comemos. Até mesmo as barras que encontramos no supermercado dependem dessa divindade que a natureza nos oferece. Apesar de já amarmos a cor e sabor que ele dá as delícias que consumimos, há muito mais por traz disso.

Benefícios:

Além de dar o sabor delicioso e a cor inconfundível a qualquer preparação, é rico em propriedades que auxiliam de diversas formas no bom funcionamento do organismo. A frutinha é rica em flavonoides que possuem ação antioxidante no organismo, esses são responsáveis por combater os radicais livres, dessa forma, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, câncer e envelhecimento precoce.
Ainda possui substâncias que estimulam a liberação de endorfina, conhecido como o hormônio da felicidade. Assim, alimentos com grande quantidade, como barras com alta porcentagem de cacau, proporcionam sensação de bem-estar e felicidade. Por isso que muitas mulheres, quando estão no período de TPM, desejam comer muito chocolate, pois o consumo as deixam felizes. A liberação desse hormônio também auxilia no controle dos sintomas da ansiedade.

Fique atento no cacau que você compra e a forma de utilizá-lo!

Atualmente, no mercado, é possível encontrar dois tipos de cacau em pó: o natural e o alcalino. A diferença entre eles pode parecer insignificante, porém é bem grande. O natural é ácido e o alcalino, como o próprio nome já diz, é alcalino, ou seja, possui meio básico. Parece um simples detalhe que diverge ambos, porém faz muita diferença em uma receita.

Para um bolo crescer, por exemplo, é preciso que haja uma reação entre os ingredientes utilizados para criar ar e o bolo ficar fofinho e aerado. Quando utilizado o cacau natural, que possui meio ácido, é necessário que se use um ingrediente com meio básico, dessa forma, a melhor opção é usar bicarbonato de sódio. Quando utilizado cacau alcalino, que possui meio básico, é necessário que se use o fermento em pó.
É importante se atentar a esses detalhes, pois a culinária não se trata apenas de sabor, mas envolve muita química, a combinação errada dos ingredientes pode acabar com a sua receita.

Importante:

O achocolatado em pó é muito utilizado em diversas receitas no lugar do cacau em pó, mas não se deixem enganar por isso, pois a porcentagem de cacau nos achocolatados, é mínima. Dessa forma, todos os benefícios que o cacau oferece não são aproveitados, por não possuir quantidade suficiente para que o organismo absorva.
Assim, é mais recomendado o uso do próprio cacau em pó ou barras de chocolate que possuam uma porcentagem aceitável, quanto maior a porcentagem de cacau na barra, mais benéfica ela será.

Conheça o nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br

Não sabe como utilizar o cacau? Confira essa receita:

Brownie de grão de bico com cacau em pó: https://blog.armazemcerealista.com.br/brownie-de-grao-de-bico-com-cacau-em-po/

Visite também uma de nossas lojas: Rua João Cachoeira, 167 – Itaim Bibi | Rua Afonso Braz, 668 – Vila Nova Conceição | Rua Pamplona, 726 – Jardins I (sem hortifrúti) | Alameda Santos, 1091 – Jardins II