Originada do Oriente Médio, a lentilha um dos grãos cultivados a mais tempo pelos seres humanos. Conhecida também por ser um alimento que foi destacado em uma das passagens bíblicas relacionada a Jacó, e a partir disso a lentilha passou a ser considerada como um símbolo de riqueza.

Lentilha e suas propriedades – Texto: Júlia Monteiro

É uma leguminosa cultivada principalmente nas regiões Sul do Brasil, por não resistir a altas temperaturas e precisar de solos férteis e drenados para melhor se desenvolver.

A lentilha e suas diversas propriedades podem ser encontradas em uma grande variedade de cores como lentilha marrom, verde, vermelha, amarela, laranja, negra, proporcionando assim diversos sabores. As mais utilizadas em receitas são as lentilhas verdes e vermelhas por serem consideradas mais apetitosas. Destacam-se também por suas formas e facilidade ao preparar, como o tempo de cozimento. Assim você pode escolher a que melhor combina com suas receitas e preferências.

Benefícios:

A lentilha é uma ótima opção principalmente para quem busca perder peso, pois é rica em fibras, o que auxilia para o melhor desempenho do sistema digestivo, também aumenta a sensação de saciedade.

Está leguminosa pode ser muito benéfica para a saúde e bom funcionamento do corpo por ter abundância em proteínas, zinco, triptofano, ferro e outros. O que acaba auxiliando no funcionamento cardiovascular, fortalecimento do sistema imunológico, regulamento da pressão arterial entre outros. Por sua grande variedade acaba se destacando por algumas características encontrada em cada uma delas, alguns exemplos são:

Lentilha vermelha

Uma das mais procuradas para consumo por ser considerada mais macia, saborosa e levemente adocicada, a lentilha vermelha também contém baixo teor de gordura, alto valor proteico além de auxiliar na produção de serotonina (substância produzida nos neurônios podendo proporcionar sensações de felicidade).

Lentilha verde

Grande aliada para manter uma alimentação saudável pois é rica em fibras o que ajuda na sensação de saciedade, também contém quantidades consideráveis de ferro que colabora para prevenção e tratamento de anemia. Contém um sabor mais forte, levemente picante e uma textura mais consistente.

Lentilha marrom

As lentilhas marrons por exemplo têm um sabor suave, mas ao mesmo tempo terroso. Assim como os outros tipos de lentilhas, ela contém diversas proteínas que auxiliam para o reforço do sistema imunológico, controle da diabetes, entre outros.

Formas de consumo:

Consumida principalmente em pratos para o ano novo, a lentilha e suas propriedades acabam sendo consideradas até como uma tradição, mas também consegue ser utilizada em diversas receitas em seu dia a dia sendo ela servida como prato principal ou acompanhamento.

Pode ser feita como um feijão tradicional, saladas, massas, também ser incrementada com outros ingredientes como bacon, calabresa, cogumelos e outros.

Conheça o nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br

Confira nossas receitas: https://blog.armazemcerealista.com.br/category/receitas-saudaveis/

Não sabe onde comprar lentilha?

Acesse nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br/searchanise/result?q=lentilha

Visite também uma de nossas lojas: Rua João Cachoeira, 167 – Itaim Bibi | Rua Afonso Braz, 668 – Vila Nova Conceição | Rua Pamplona, 726 – Jardins I (sem hortifrúti) | Alameda Santos, 1091 – Jardins II