A macadâmia é apenas uma entre as diversas oleaginosas que nós brasileiros tanto amamos. Consumimos macadâmia pura, em chocolates, cookies, em diversas variações de granolas e em muitos outros alimentos. Ela possui sabor amanteigado, doce e ao mesmo tempo amendoado. É nomeada por muitos como a “rainha das oleaginosas”.

Macadâmia: a rainha das oleaginosas – Texto: Juliana Viana

A macadâmia é nativa da Austrália, um país rico em diversidade de fauna e flora que encanta muitos. Ademais, sua exuberância em divergência é tão surpreendente, que até mesmo a noz de macadâmia pode ser encontrada em diversidade. Existe, por exemplo, a noz na qual consumimos, uma noz um pouco mais amarga e até mesmo noz de macadâmia venenosa.
A noz da macadâmia chegou ao Brasil através de um engenheiro agrônomo, na metade da década de 30. No decorrer dos anos, a produção por aqui bombou e começou a ter espaço no mercado.

Benefícios:

A coroação da macadâmia como rainha das oleaginosas não é em vão. A macadâmia é rica em diversos nutrientes que beneficiam o organismo. A oleaginosa é uma excelente fonte de vitamina C, E e do complexo B. A vitamina E possui ação antioxidante, dessa forma, combate os radicais livres, prevenindo doenças cardíacas, câncer e envelhecimento precoce.
Assim como as demais oleaginosas, a macadâmia é rica em gorduras boas, as quais ajudam na redução do colesterol ruim. Além disso, é abundante em minerais como magnésio, cálcio, potássio e selênio. Em suma, esses minerais são responsáveis pelo fortalecimento dos ossos, regulam as funções celulares, melhoram o funcionamento dos nervos e músculos. Ademais, a noz ainda é rica em fibras, as quais proporcionam sensação de saciedade, dessa forma, controla o apetite.

Formas de consumi-la:

A abundância de benefícios que a macadâmia oferece é enorme, no entanto, o óleo de macadâmia não tem tanto espaço na culinário. Diante disso, muitos produtos para pele e cabelos possuem em sua composição a oleaginosa. Muitas pessoas o utilizam para tratamentos faciais e máscaras capilares, a fim de deixar a pele macia e os fios hidratados.
Certamente você pode provar e surpreender-se com o sabor único e textura incrível da macadâmia a qualquer hora do seu dia. Ela é deliciosa crua, torrada, com ou sem sal, por exeplo. Também fica maravilhosa em receitas de cookies, tortas doces ou salgadas, mix de nuts, pode ser adiciona em granolas e em variados pratos. Use sua criatividade ou encontre receitas no nosso Blog e faça diferentes pratos para deliciar-se em suas refeições ou lanches intermediários.

Conheça o nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br

Confira essa receita com macadâmia: https://blog.armazemcerealista.com.br/mix-de-nuts-temperado/

Não sabe onde comprar macadâmia?

Acesse nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br/macadamia-crua-a-granel-100g.html

Visite também uma de nossas lojas: Rua João Cachoeira, 167 – Itaim Bibi | Rua Afonso Braz, 668 – Vila Nova Conceição | Rua Pamplona, 726 – Jardins I (sem hortifrúti) | Alameda Santos, 1091 – Jardins II