Opções saudáveis para substituir o açúcar refinado – Texto: Juliana Viana

O açúcar refinado é um ingrediente padrão presente no nosso cotidiano. Utilizamos ele sem ao menos pensar em suas propriedades e quais reações pode ter no organismo. O hábito comum do brasileiro de exagerar no açúcar em suas preparações, faz com que ignoremos todos seus malefícios, importando apenas o sabor delicioso que as receitas terão.
Um exemplo comum do nosso cotidiano é a hora do cafezinho. Uma xícara de café que é necessário apenas uma colher de açúcar para adoçar, a mania em exageros faz o brasileiro adicionar três ou mais. A cultura de adoçar tudo o que come ou bebe, afeta diretamente na saúde, o que acarreta a uma população obesa e diabética. Atualmente, devido á realização de pesquisas, sabe-se de diversos adoçantes e açúcares que podem substituir o açúcar refinado e diminuir os danos na saúde.

Açúcar de Coco

O Açúcar de Coco é obtido através da seiva de folhas do coqueiro. O principal benefício é seu baixo índice glicêmico, ou seja, os níveis de açúcar no sangue são baixos. O ingrediente é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, essas agem no organismo atuando no sistema imunológico.

Açúcar Mascavo

O Mascavo é proveniente da cana de açúcar. A diferença significativa entre eles, é que o mascavo não passa pelo mesmo processo de refinamento, dessa forma, preserva vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, os quais são descartados no refinamento.

Xilitol

O xilitol é um carboidrato extraído de fibras vegetais que o organismo não consegue digerir. Possui baixo índice glicêmico, dessa forma, não eleva os níveis de açúcar no sangue. É benéfico para a saúde bucal, pois combate as bactérias e evita cáries dentárias. Apesar de seus benefícios, se consumido em grande quantidade, o xilitol fermenta no organismo e pode ter efeito laxativo.

Eritritol

O Eritritol é um poliol, ou seja, um álcool do açúcar proveniente de frutas. O adoçante possui nível baixíssimo de calorias, diferente do açúcar refinado que é extremamente calórico. Interfere positivamente na saúde bucal, pois evita cáries dentárias, até mais que o xilitol. Pesquisas mostram que o eritritol possui pouco efeito laxativo.

Mel

O mel, entre todos, é o adoçante mais popular e utilizado por todos. Seus benefícios vão além do sabor e doçura. Rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes e minerais como cálcio, ferro, sódio e potássio. Além disso, é expectorante, agindo no sistema respiratório, calmante e fonte de energia.

Calda de Agave

O Agave é o néctar extraído da planta mexicana agave. A calda de agave possui baixo índice glicêmico, ou seja, evita o aumento da glicose e previne o acúmulo de gordura. Possui poder de adoção até três vezes maior que o açúcar.

Como usar:

Substitua o açúcar convencional por um açúcar ou adoçante mais saudável. Use-os para adoçar bolos, panquecas, sucos, chás e em diversas receitas doces ou sobremesas. Faça receitas saborosas sem deixar de ser saudável e cuidar da sua saúde.

Cuidados:

Apesar de todas as opções citadas acima serem excelentes para o consumo, é importante lembrar que a ingestão exagerada de qualquer alimento, seja ele natural ou artificial, gera consequências ao organismo. Diante disso, o policiamento na utilização demasiada dos açúcares e adoçantes sugeridos é de extrema necessidade.

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