A Amêndoa, desde a antiguidade, é uma oleaginosa muito conhecida por ser usada em diversas receitas doces…, mas você já parou para pensar nela como um alimento abundante em nutrientes que podem beneficiar a saúde? Pois é, a utilidade da amêndoa vai além do sabor delicioso.

Os benefícios no consumo de amêndoa – Texto: Juliana Viana

Na história, existem diversas contradições do surgimento da amêndoa, como: quando e por quem elas foram consumidas e utilizadas pela primeira vez? Não se sabe ao certo se o “descobrimento” da oleaginosa foi em Roma antes de cristo, na Grécia, no norte da África, mas um fato em comum contado em todas essas histórias, é que o fruto possui valor simbólico de riqueza e também é utilizado na confeitaria há muito tempo.

Nos tempos antigos, a oleaginosa era conservada no mel, para agregar sabor e ficar docinha. Também era coberta por uma mistura de mel e farinha e utilizada em eventos especiais, como festas. Além disso, a amêndoa é muito bem-vinda em casamentos, acredita-se que presentear os convidados com 5 amêndoas confeitadas, atrai felicidade, fertilidade, saúde, riqueza e uma vida próspera.

Seus benefícios:

A amêndoa é riquíssima em cálcio, magnésio, potássio, cobre, manganês, vitamina E, e outros minerais. A oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardíacas, osteoporose, pressão alta, retenção de líquidos e fornece energia para o seu dia. Além disso, é rica em fibras, as quais proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, por isso, é perfeita para quem faz dieta de emagrecimento.

Como consumir:

Ideal para combinar com frutas, granolas, acrescentar em receitas e decorar sobremesas. Come-las in natura sem ou com uma pitada de sal rosa do Himalaia, é a melhor forma de obter seus nutrientes. A amêndoa ainda pode ser encontrada coberta por chocolate, caramelizada, em forma de farinha e até mesmo leite. Para obter todos os benefícios, recomenda-se que consuma cerca de 40g por dia. Vale lembrar que o consumo exagerado pode prejudicar a saúde, portanto, delicie-se sem abusar.

Conheça o nosso site: https://www.armazemcerealista.com.br

Confira essa receita com amêndoas:

Bolo amanteigado de amêndoas: https://blog.armazemcerealista.com.br/bolo-amanteigado-de-amendoas/

Não sabe aonde comprar amêndoas?

Acesse o nosso site:  https://www.armazemcerealista.com.br/searchanise/result?q=amendoa

Visite também uma de nossas lojas: Rua João Cachoeira, 167 – Itaim Bibi | Rua Afonso Braz, 668 – Vila Nova Conceição | Rua Pamplona, 726 – Jardins I (sem hortifrúti) | Alameda Santos, 1091 – Jardins II